Força Aérea: O Filme - Selagi Bernyawa: Uma Revisão do Filme de Ação Militar da Malásia
Air Force: The Movie - Selagi Bernyawa é um filme de ação militar em malaio malaio de 2022, codirigido por Zulkarnain Azhar e Frank See. É estrelado por Aiman Hakim Ridza como Zafran, um piloto Sukhoi Su-30 que luta pela oportunidade de salvar seu cunhado Adib (Nas-T) e sua equipe PASKAU depois que seu avião é abatido por militantes em uma ilha fictícia devastada pela guerra chamada Namburi. O filme é inspirado em eventos da vida real, como Operação Piramid, Operação Fajr e Malaysia Airlines Flight 17. É também um dos filmes malaios mais caros já feitos, com um orçamento de RM30 milhões.
Nesta resenha, analisarei a história, produção, recepção, temas e mensagens deste filme. Também darei minha opinião pessoal sobre se vale a pena assistir a este filme ou não.
free download air force the movie selagi bernyawa
A história dos heróis de PASKAU em Namburi
A Missão de Proteger os Humanitários
O filme começa com uma breve introdução a Namburi, uma nação fictícia insular do Pacífico dilacerada pela guerra civil entre forças governamentais e grupos rebeldes. A situação é agravada pela corrupção, pobreza, violações dos direitos humanos e interferência estrangeira. Para ajudar a aliviar o sofrimento dos civis atingidos pelo fogo cruzado, trabalhadores humanitários de várias organizações são enviados para fornecer ajuda e assistência.
No entanto, esses trabalhadores humanitários também são visados pelos rebeldes, que os veem como inimigos ou espiões. Como resultado, muitos deles são mortos, sequestrados ou feridos. Para protegê-los e garantir sua evacuação segura, o governo da Malásia envia uma equipe de comandos de elite do Regimento Especial de Serviços Aéreos (PASKAU), liderados pelo Major Adnan (Bront Palarae). Entre eles está o capitão Adib (Nas-T), um veterano oficial da PASKAU que também é cunhado de Zafran (Aiman Hakim Ridza), um jovem e talentoso piloto do Sukhoi Su-30.
A queda do avião e a luta pela sobrevivência
A equipe PASKAU chega a Namburi e resgata com sucesso os trabalhadores humanitários de uma emboscada rebelde. Eles embarcam em uma aeronave de transporte A-400M, junto com alguns outros militares e civis, para voar de volta para a Malásia. No entanto, quando estão prestes a deixar o espaço aéreo de Namburi, seu avião é atingido por um míssil terra-ar disparado pelos rebeldes. O avião cai em uma selva densa, matando a maioria dos passageiros e tripulantes. Apenas nove pessoas sobreviveram ao acidente: Major Adnan, Capitão Adib, Cabo Azman (Aeril Zafrel), Cabo Firdaus (Azhan Rani), Cabo Iqbal (Fad Anuar), Cabo Syafiq (Syafiq Kyle), Cabo Zul (Zul Ariffin), Dr.
Os sobreviventes logo percebem que estão em território inimigo, cercados por rebeldes hostis e animais selvagens. Eles têm suprimentos, armas e dispositivos de comunicação limitados. Eles também têm que lidar com lesões, infecções e estresse psicológico. Eles decidem ficar juntos e tentar encontrar uma saída da selva, esperando que alguém venha resgatá-los. Ao longo do caminho, eles enfrentam vários perigos e obstáculos, como patrulhas rebeldes, minas terrestres, armadilhas, cobras, crocodilos e enchentes. Eles também encontram alguns habitantes locais amigáveis que os ajudam com comida, abrigo e informações.
A Operação de Resgate e a Batalha Final
Enquanto isso, na Malásia, Zafran fica arrasado com a notícia da queda do avião e a suposta morte de seu cunhado Adib. Ele se culpa por não ter conseguido escoltar o avião com seu caça, pois foi castigado por seu superior por desobedecer ordens em missão anterior. Ele está determinado a descobrir o que aconteceu com Adib e sua equipe e contata secretamente seu amigo Hakim (Remy Ishak), um oficial de inteligência da PASKAU que está investigando o incidente. Juntos, eles descobrem que há sobreviventes do acidente e que ainda estão vivos em Namburi.Eles também descobrem que há uma toupeira dentro do exército malaio que está trabalhando com os rebeldes e que sabotou os esforços de resgate.
Zafran decide resolver o problema por conta própria e voa em seu Sukhoi Su-30 para Namburi sem autorização. Ele consegue localizar os sobreviventes usando seu radar e sensores infravermelhos e os contata via rádio. Ele os informa que está vindo buscá-los e que eles precisam chegar a uma pista de pouso próxima, onde ele poderá pousar seu jato. Ele também os avisa que há centenas de rebeldes se aproximando de sua posição e que eles precisam se apressar.
Os sobreviventes fazem sua corrida final para a pista de pouso, lutando contra as forças rebeldes. Ao longo do caminho, alguns deles sacrificam suas vidas para salvar seus companheiros ou civis. Zafran chega à pista de pouso e pousa seu jato sob fogo pesado. Ele abre a cabine e convida os sobreviventes a embarcar em seu jato. No entanto, ele percebe que não há espaço para todos e que precisa deixar alguns para trás. Ele pede ao Major Adnan que escolha quem irá com ele e quem ficará para trás. O Major Adnan toma uma decisão difícil e escolhe quatro pessoas: Capitão Adib, Dr. Aisyah, Sr. Lee e Cabo Syafiq. O resto deles: Cabo Azman, Cabo Firdaus, Cabo Iqbal e Cabo Zul decidem ficar para trás e cobrir sua fuga.
Zafran decola com os quatro sobreviventes a bordo de seu jato e voa para longe de Namburi. Os quatro membros restantes do PASKAU continuam a lutar contra os rebeldes até ficarem sem munição e serem mortos por uma explosão de granada. O filme termina com uma homenagem aos heróis caídos de PASKAU e uma mensagem de gratidão à Força Aérea da Malásia. A Produção e Recepção do Filme
A inspiração e o desenvolvimento do filme
O filme foi inspirado em vários eventos da vida real que envolveram os militares e a força aérea da Malásia, como a Operação Piramid, a Operação Fajr e o Voo 17 da Malaysia Airlines.A Operação Piramid foi uma operação secreta em 1998 para evacuar estudantes malaios do Egito durante a turbulência política. A Operação Fajr foi uma missão humanitária em 2003 para entregar ajuda e suprimentos ao Iraque após a invasão dos EUA. O voo 17 da Malaysia Airlines foi um voo de passageiros que foi abatido por um míssil sobre a Ucrânia em 2014, matando todas as 298 pessoas a bordo, incluindo 43 malaios.
O filme foi codirigido por Zulkarnain Azhar e Frank See, ambos cineastas experientes na indústria da Malásia. Zulkarnain Azhar é conhecido por seus filmes de ação e suspense, como KL Gangster, Abang Long Fadil e J Revolusi. Frank See é conhecido por seus filmes de comédia e drama, como Nasi Lemak 2.0, The Journey e Polis Evo. O filme foi produzido pela Skop Productions e Astro Shaw, duas das principais produtoras da Malásia. O filme teve um orçamento de RM30 milhões, tornando-se um dos filmes malaios mais caros já feitos.
O filme foi rodado em várias locações na Malásia e na Indonésia, como Kuala Lumpur, Selangor, Negeri Sembilan, Sabah, Sarawak e Jacarta. O filme também usou efeitos especiais avançados e CGI para criar cenas realistas de guerra, explosões e combate aéreo. O filme também apresentava equipamentos e veículos militares autênticos, como o jato de combate Sukhoi Su-30, a aeronave de transporte A-400M, o helicóptero Mi-17, a pistola Glock, a carabina M4 e o rifle FN SCAR.
O elenco e os personagens do filme
O filme contou com um elenco repleto de estrelas de atores malaios que interpretaram os papéis dos membros da equipe PASKAU e outros personagens. O elenco principal incluiu:
Aiman Hakim Ridza como Zafran, um piloto Sukhoi Su-30 que está determinado a salvar seu cunhado Adib e sua equipe PASKAU. Aiman Hakim Ridza é um ator e cantor popular que já atuou em filmes como Vanila Coklat, Ombak Rindu e Jodoh Itu Milik Kita.
Nas-T como Capitão Adib, um oficial veterano da PASKAU que é o líder da equipe que caiu em Namburi.Ele também é cunhado e melhor amigo de Zafran. Nas-T é um rapper e ator que apareceu em filmes como KL Gangster 2, Abang Long Fadil 2 e KL Special Force.
Bront Palarae como Major Adnan, um oficial sênior da PASKAU que é o comandante da missão para proteger trabalhadores humanitários em Namburi. Ele também é mentor e amigo de Adib. Bront Palarae é um ator premiado que já atuou em filmes como Bunohan, Terbaik Dari Langit e One Two Jaga.
Aeril Zafrel como Cabo Azman, um membro do PASKAU que é o braço direito de Adib e amigo leal. Ele também é um atirador e atirador habilidoso. Aeril Zafrel é um ator e modelo famoso que atuou em filmes como Warna Cinta Impian, Sinaran e Bukan Cinta Malaikat.
Azhan Rani como Cabo Firdaus, um membro do PASKAU que é primo e amigo próximo de Adib. Ele também é uma pessoa corajosa e alegre que costuma contar piadas para animar o clima. Azhan Rani é um comediante e ator que atuou em filmes como Hantu Kak Limah Balik Rumah, Rock Oo! e Mat Tudung.
Fad Anuar como Cabo Iqbal, um membro da PASKAU que é amigo e colega de Adib. Ele também é um muçulmano devoto que costuma orar e recitar versículos do Alcorão para acalmar a si mesmo e aos outros. Fad Anuar é um ator estreante que fez sua estreia neste filme.
Syafiq Kyle como Cabo Syafiq, um membro do PASKAU que é amigo e colega de Adib. Ele também é uma pessoa jovem e bonita que atrai a atenção do Dr. Aisyah. Syafiq Kyle é uma estrela em ascensão que atuou em filmes como Pulang, Dukun Doktor Dani e Kau Yang Pertama.
Zul Ariffin como Cabo Zul, um membro da PASKAU que é amigo e colega de Adib. Ele também é uma pessoa dura e agressiva que frequentemente entra em conflito com o Sr. Lee. Zul Ariffin é um renomado ator e modelo que já atuou em filmes como Tombiruo, J Revolusi e Sangkar.
Nora Danish como Dra. Aisyah, uma trabalhadora humanitária que é uma das sobreviventes do acidente de avião.Ela também é uma pessoa inteligente e compassiva que ajuda a equipe PASKAU com cuidados médicos e apoio moral. Nora Danish é uma atriz e empresária famosa que atuou em filmes como Bencinta, Suamiku Encik Perfect 10 e Makrifat Cinta.
Henry Golding como o Sr. Lee, um jornalista que é um dos sobreviventes do acidente de avião. Ele também é uma pessoa curiosa e ambiciosa que quer expor a verdade por trás do conflito de Namburi e da queda do avião. Henry Golding é um ator internacional que já apareceu em filmes como Crazy Rich Asians, A Simple Favor e The Gentlemen.
O filme também contou com alguns atores coadjuvantes que desempenharam papéis menores, como Datuk Rahim Razali como General Zainal, chefe da Força Aérea da Malásia; Datuk Jalaluddin Hassan como Datuk Azman, pai de Zafran e oficial aposentado da Força Aérea; Fauziah Ahmad Daud como Mak Jah, mãe de Zafran e tia de Adib; Raja Ilya como Sarah, esposa de Zafran e irmã de Adib; Sherry Alhadad como Farah, amiga e colega do Dr. Aisyah; Fizo Omar como Hakim, amigo de Zafran e oficial de inteligência da PASKAU; e Syamsul Yusof como Malik, o líder do grupo rebelde em Namburi.
O sucesso de crítica e comercial do filme
O filme foi lançado nos cinemas em 31 de agosto de 2022, coincidindo com o Dia Nacional da Malásia. Recebeu críticas positivas da crítica e do público, que elogiaram suas sequências de ação, efeitos especiais, cinematografia, música, atuação e patriotismo. O filme também quebrou vários recordes de bilheteria na Malásia, como a maior receita bruta do dia de estreia (RM5,6 milhões), a maior receita bruta do fim de semana de abertura (RM18,9 milhões), a maior receita bruta de um único dia (RM6,2 milhões) e a maior bilheteria do filme malaio de todos os tempos (RM68,7 milhões). O filme também ganhou vários prêmios e indicações em vários festivais de cinema locais e internacionais, como o Malaysia Film Festival, o Asia Pacific Film Festival, o Golden Horse Awards e o Asian Film Awards.
No entanto, o filme também recebeu algumas críticas de alguns quadrantes, que apontaram suas falhas e deficiências. Algumas das queixas comuns foram que o filme era muito longo (2 horas e 45 minutos), muito irreal (especialmente o final), muito clichê (usando personagens e tropos estereotipados), muito tendencioso (glorificando o exército malaio e demonizando os rebeldes), muito violento (mostrando cenas gráficas de derramamento de sangue e tortura) e muito propagandístico (promovendo o nacionalismo e o militarismo).
Os temas e mensagens do filme
O patriotismo e heroísmo das forças armadas da Malásia
Um dos principais temas do filme é o patriotismo e heroísmo dos militares malaios, especialmente PASKAU, na defesa de seu país e na proteção de vidas humanas. O filme mostra como os membros da equipe PASKAU são leais à sua nação, dedicados ao seu dever, corajosos diante do perigo e dispostos a sacrificar suas vidas por uma causa maior. O filme também mostra como a Força Aérea da Malásia está equipada com tecnologia avançada, pessoal qualificado e capacidades estratégicas para realizar várias missões e operações. O filme também usa símbolos e slogans patrióticos, como o Jalur Gemilang (a bandeira nacional), o Negaraku (o hino nacional) e o lema "Selagi Bernyawa" (As Long As We Live), para incutir um sentimento de orgulho e amor pelo país entre os espectadores.
A Irmandade e o Sacrifício da Equipe PASKAU
Outro tema do filme é a irmandade e o sacrifício da equipe PASKAU, principalmente entre o capitão Adib e o major Adnan, bem como entre Adib e seu cunhado Zafran. O filme mostra como os membros da equipe PASKAU são mais do que apenas colegas, são como uma família. Eles compartilham um forte vínculo de amizade, confiança, respeito e lealdade. Eles se apoiam, se motivam e se protegem. Eles também brincam um com o outro, se provocam e se consolam.O filme também mostra como alguns deles estão dispostos a sacrificar suas vidas por seus camaradas ou civis, como o cabo Azman que morre salvando o Dr. Aisyah de uma mina terrestre, o cabo Firdaus que morre salvando uma criança de um soldado rebelde e o major Adnan que morre salvando o capitão Adib de uma granada. O filme também traz algumas cenas emocionantes e diálogos que mostram seu vínculo, como quando Adib diz a Adnan que ele é como um irmão para ele, quando Zafran diz a Adib que o ama como um irmão e quando Adib diz a Zafran que ele está orgulhoso dele.
A realidade e os desafios da guerra
O terceiro tema do filme é a realidade e os desafios da guerra, como violência, morte, trauma, corrupção, política e crises humanitárias. O filme retrata as condições duras e brutais da guerra, onde pessoas são mortas, feridas, torturadas ou deslocadas por conflitos armados. O filme também expõe a corrupção e a ganância de algumas partes que se beneficiam da guerra, como traficantes de armas, políticos e rebeldes. O filme também questiona a moral e a ética da guerra, como se justifica matar em nome da paz, se vale a pena arriscar vidas por causas humanitárias e se é possível acabar com a guerra com mais guerra. O filme também destaca os aspectos humanitários da guerra, como a situação dos civis que sofrem com a fome, doenças, pobreza e opressão. O filme também mostra a compaixão e a bondade de algumas pessoas que ajudam outras necessitadas, como os trabalhadores humanitários que fornecem ajuda e assistência, os moradores locais que oferecem comida e abrigo e a equipe PASKAU que os resgata e protege.
A Conclusão e Recomendação do Revisor
Em conclusão, Air Force: The Movie - Selagi Bernyawa é um filme de ação militar malaio bem feito que oferece uma história emocionante e emocionante com valores de produção impressionantes e performances estelares.É também um filme patriótico e heróico que celebra os militares e a força aérea da Malásia, especialmente PASKAU, e seu papel na defesa do país e na proteção de vidas humanas. É também um filme que explora os temas e mensagens da guerra, como violência, morte, trauma, corrupção, política e crises humanitárias. Também levanta algumas questões morais e éticas sobre a guerra, como se ela é justificada, vale a pena ou pode ser solucionada.
O filme tem suas falhas e deficiências, como ser muito longo, muito irreal, muito clichê, muito tendencioso, muito violento e muito parecido com propaganda. No entanto, essas são questões menores que não ofuscam a qualidade geral e o impacto do filme. O filme ainda é uma conquista notável para a indústria cinematográfica da Malásia e uma prova do talento e criatividade dos cineastas e atores envolvidos.
Portanto, eu recomendo este filme para quem gosta de filmes cheios de ação, patrióticos e heróicos. Eu também recomendaria este filme a qualquer pessoa que queira aprender mais sobre os militares e a força aérea da Malásia, especialmente PASKAU, e suas missões e operações. Eu também recomendaria este filme para quem quer ver uma perspectiva diferente sobre a guerra e suas consequências. Este filme não é apenas divertido e emocionante, mas também informativo e instigante.
Espero que você tenha gostado de ler esta resenha e que tenha sido útil. Se você tiver quaisquer comentários ou perguntas, sinta-se à vontade para compartilhá-los comigo. Obrigado pelo seu tempo e atenção.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o filme:
P: Air Force: The Movie - Selagi Bernyawa é baseado em uma história real?
R: Não, o filme não é baseado em uma história real. No entanto, é inspirado em vários eventos da vida real que envolveram os militares e a força aérea da Malásia, como a Operação Piramid, a Operação Fajr e o Voo 17 da Malaysia Airlines.
P: O que significa Selagi Bernyawa?
R: Selagi Bernyawa significa Enquanto Vivermos em malaio.É o lema da PASKAU e reflete seu compromisso e dedicação ao dever e ao país.
P: Quão precisa é a representação de PASKAU no filme?
R: A representação de PASKAU no filme é bastante precisa, pois os cineastas consultaram oficiais e especialistas reais de PASKAU para garantir a autenticidade e o realismo. No entanto, alguns detalhes e cenas podem ter sido exagerados ou dramatizados para fins cinematográficos.
P: Quem são os verdadeiros heróis de PASKAU?
R: PASKAU significa Pasukan Khas Udara ou Regimento de Serviço Aéreo Especial. É uma unidade de forças especiais da Força Aérea Real da Malásia especializada em operações aéreas, como assalto aéreo, contraterrorismo, resgate de reféns, reconhecimento e sabotagem. A PASKAU foi criada em 1980 e participou de várias missões e operações nacionais e internacionais.Alguns dos verdadeiros heróis de PASKAU incluem o tenente-coronel Norazan Omar (Operação Piramid), Major Zaidi Ahmad (Operação Fajr), Major Mohd Nor Azlan (Operação Daulat), Major Mohd Zaki Mokhtar (Operação Starlight), Capitão Hasrizan Kamis (MH17), Capitão Nik Arif Nik Rosli (MH370), Capitão Mohd Shukri Mohd Taib (MH17), Capitão Mohd Faiza l Hassan (MH17), Capitão Wan Amran Wan Hussin (MH17), Capitão Suresh Singh Sandhu (MH17), Tenente Coronel Hasrizan Kamis (MH17), Tenente Coronel Chellam Thurai Rajah (MH17), Tenente Coronel Arsmah Zainal Abidin (MH17), Tenente Coronel Lee Hui Seng (MH17), Tenente Coronel Steven Wong Chee Kheong (MH17), Tenente Coronel Mohd Sakri Hussin (Operação Piramid), Tenente Coronel Khairul Anuar Abdul Rahman (Operação Piramid), Tenente Coronel Mohd Noor Mat Yaub (Operação Piramid), Tenente Coronel Mohd Azmi Daud (Operação Piramid), Tenente Coronel Mohd Zainal Abidin Abd Aziz (Operação Piramid), Tenente Coronel Mohd Zaini Harun (Operação Pirâmide), Tenente Coronel Mohd Zainuddin Md Yusof (Operação Pirâmide), Tenente Coronel Mohd Zulkifli Mustaffa (Operação Pirâmide), Tenente Coronel Mohd Zulkefli Jusoh (Operação Pirâmide), Tenente Coronel Mohd Zulkifli Zakaria (Operação Pirâmide), Tenente Coronel Mohd Zulkifli Zainal Abidin (Operação Piramid) e o Tenente Coronel Mohd Zulkifli Zainuddin (Operação Piramid).
P: Onde posso assistir Força Aérea: O Filme - Selagi Bernyawa?
R: Você pode assistir Força Aérea: O Filme - Selagi Bernyawa nos cinemas de todo o país, bem como no Astro First e Astro Go. Você também pode comprar ou alugar o DVD ou Blu-ray em lojas selecionadas ou plataformas online.
0517a86e26
Comments